Cristiana Nogueira

IMG_9360.jpg

Cristiana Nogueira é licenciada em Educação Artística pela UERJ e mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela mesma universidade. Participou de exposições e residências, como o Performe-se: Fronteiras Borradas/Fronteiras Erguidas, Escala 1:1 – ações humanas para espaços monumentais, Festival Ruído.Gesto Ação&Performance/corpoacorpo e o Festival LaPlataformance. Organiza o Festival Corpus Urbis e coordena o projeto Performance na Praça. É professora do Curso de Artes Visuais da Unifap. Tem interesse na relação entre imagem, performance e intervenção urbana. Natural do Rio de Janeiro-RJ, mas atualmente vive e trabalha em Coimbra-Portugal.

DSC_0177.jpg

Busco em meus trabalhos pesquisar a relação do corpo com a natureza e suas problemáticas. Esse corpo-paisagem que tenta se integrar à natureza e também a uma artificialidade que a rodeia. Pesquiso elementos que a degradam e, ao mesmo tempo, fazem parte dela, num vínculo inevitável. Uma luta entre viver, sobreviver e morrer. Também pesquiso a relação com o outro, onde crio uma espécie de ritual para estabelecer um convívio íntimo, num espaço dito público. 

IMG_9624.jpg

A performance relacional numa esfera micro, onde o que importa é a tênue relação de alguns minutos com outra pessoa. Chego na performance através da imagem, pois tenho experimentado no corpo muito do que registrei através da fotografia em tempos passados. Atualmente tenho me dedicado à investigação das representações da figura feminina a partir de elementos da cultura midiática que causam estranhamento ao ocuparem o espaço dito público.

foto cris.jpg